V.1 "Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus."
A imperativa "buscai as coisas que são de cima" está diretamente relacionada à condicional "se ressuscitasse com Cristo". Isto quer nos dizer alguma coisa? Claro que sim. Baseado na analogia que Jesus Cristo faz com a videira verdadeira (João 15) podemos subentender que assim como há videira verdadeira, há videira falsa, e neste caso uvas falsas, que aparente ressuscitaram, mas que na verdade não passam de um vale de ossos secos.
v.2 "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;"
Em que pensar? No que minha mente deve se manter ocupada? Nas coisas que são de cima, ou seja, que provem de Deus. Isto não é uma proposta de desligamento das coisas aqui da terra, ou mesmo uma proposta de alienação. A proposta é pensar nas coisas que provem de cima. Podemos dizer que: família é divina, casamento, igreja, a comunhão e etc. O que não deve ocupar nossa mente é o que é fruto do pecado, é obras da carne: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus".(Gálatas 5:19-21).
Pensar nas coisas de cima é o processo de santificação. Este é o processo que possibilita nos aproximarmos de Deus. Se ajudar alguém nos aproxima de Deus então ajudar alguém é se santificar.
Mesmo assim não somos totalmente santos apesar de que...
v.3 "porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."
...uma vez em Cristo, quando o Senhor Deus olha para nós Ele vê Cristo, pois uma vez que morremos para o mundo somos escondidos em Cristo.
v.4 "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória."
Todo segredo está na manifestação de Cristo. Podemos nos esforçar ao máximo, se Cristo não se manifestar então teremos nada mais do que um fogo artificial.
v.5 " Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;"
"Exterminai" ['Fazei, pois, morrer'(ARA), 'façam morrer' (NVI), ' matem' (NTLH) e 'fora com' (VIVA)] as inclinações carnais. Da forma em que encontramos aqui percebemos que é uma atitude que deve partir do homem. Cada uma deve excluir toda possibilidade de inclinação pela: PROSTITUIÇÃO, IMPUREZA, PAIXÃO, VIL CONCUPICIÊNCIA e AVAREZA.
Isto está vivo dentro do ser humano.
Não há negociações quanto a isto. A palavra e imperativa "exterminai".
v.6 "pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;"
Segundo o apóstolo Paulo por estas coisas citadas acima é que vem a ira de Deus. Não sobre os filhos de Deus, mas sobre os filhos da desobediência. Isto demonstra que se por algum motivo os filhos de Deus caírem em algum destes pecados, arrependido, obtêm o perdão de Deus. Isto não abre margem para a prática do pecado, pois que vive na prática do pecado não é filho de Deus (1 João 3.6,8,9).
v.7 "nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas; "
Uma vez que estamos em Cristo fomos ressuscitados nEle, temos uma nova vida, um novo estilo de vida. O que praticávamos entra no tempo passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário